XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

333 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências Humanas - PPG em Educação Autor(a): Larissa Bender Cardoso Modalidade de Bolsa: PIBIC/CNPQ Orientador(a): Prof. Dr Rodrigo Manoel Dias da Silva ACOLHIMENTO DE IMIGRANTES E REFUGIADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ODE À UM LETRAMENTO LINGUÍSTICO SIGNIFICATIVO A presente comunicação é resultado do projeto de pesquisa “Mapeamento de experiências pedagógicas e socioculturais de estudantes imigrantes e refugiados em escolas públicas da 2ª Coordenadoria Regional de Educação/RS” sob orientação do Prof. Dr Rodrigo Manoel Dias da Silva, cujo objetivo é investigar e analisar experiências educacionais e socioculturais de estudantes estrangeiros matriculados em instituições de ensino localizadas na região de abrangência da 2ª Coordenadoria Regional de Educação no Rio Grande do Sul, com o interesse de compreender as problemáticas pedagógicas decorrentes da presença de estudantes imigrantes e refugiados em escolas públicas no Estado. Tendo tais perspectivas em mente, o presente resumo reflete acerca do Português como Língua de Acolhimento (PLAc), como uma forma de acolhimento linguístico aos migrantes. Também reitera uma nova compreensão do fenômeno das migrações, visando o desenvolvimento de métodos de ensino significativos, pautados na ênfase entre o intercâmbio cultural entre os países, além do foco nas vivências cotidianas e afetivas da criança, levando em consideração o já conhecido e aprendido pelo migrante. Com isto, o processo de acolhimento de alunos em situação de migrações e refugiados pode tornar-se potente, afetivo e engajado com as reais necessidades sócio-pedagógicas dos estudantes, reafirmando e reconstruindo novas perspectivas de afeto, cultura, identidades e representações. PALAVRAS-CHAVE: Migração, Língua de Acolhimento, Letramento, Docência, Cultura.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz