334 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências Humanas - PPG em Educação Autor(a): Caroline Haussmann Coautora: Ana Laura Becker da Silva Modalidade de Bolsa: PIBIC/CNPq Orientador(a): Profa. Dra. Elí Terezinha Henn Fabris AS (IM)POSSIBILIDADES DE COFORMAÇÃO NAS ESCOLAS: EFEITOS NOS MODOS DE SER DOCENTE E NAS DOCÊNCIAS O presente trabalho é um recorte da pesquisa mais abrangente “A produção de docências contemporâneas: a experiência coformativa entre professores e futuros professores em tempos de Covid-19”, que teve como intuito analisar as docências contemporâneas produzidas entre os professores e futuros professores por meio de “experiências coformativas” a partir da crise pandêmica. O objetivo desse recorte é analisar o modo que as professoras pesquisadoras da rede municipal de São Leopoldo/RS participantes do Laboratório de Docências Contemporâneas (LABDOC) entendem as (im)possibilidades de coformação em suas escolas, investigando os efeitos do exercício (ou a falta dele) nesse processo formativo e nos modos de ser docente e nas docências. Em vista dessas questões, pretende-se responder à seguinte pergunta investigativa: como as professoras entendem as (im)possibilidades de coformação em suas escolas e quais efeitos em seus modos de ser docente e suas docências? Como material analítico, utilizamos o banco de dados da pesquisa mais abrangente, composto por narrativas das professoras pesquisadoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental participantes do LABDOC. Após o escrutínio dos materiais e sua catalogação em tabelas, produziram-se as análises. A ação sobre o material possibilitou organizá-lo em dois experimentos de coformação: 1) a coformação inexistente nas escolas e a ruptura de concepções; e 2) quando o professor aprimora seus conhecimentos? Para isso, utilizaram-se estudos sobre formação de professores e docências, de autores como: Antônio Nóvoa, Elí Fabris, Maria Cláudia Dal’Igna, Sabrine Bahia, entre outros. O exercício sobre o material e os estudos do referencial evidenciaram algumas recorrências, o que proporcionou sistematizar estes RESULTADOS: a) a coformação é quase inexistente nas escolas e produz o não compartilhamento dos
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