XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

335 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo modos de saber-fazer entre os docentes; b) a falta de espaços para a coformação entre os professores dificulta o exercício da docência; e c) a escola sem coformação não exercita a relação de trocas, a experiência coformativa e a ética da partilha entre professores, seus pares e seus alunos. Defendemos uma docência movida pela experiência coformativa, que envolve uma atitude, um desejo de pertencimento a uma comunidade formativa que condicione o desenvolver de um ethos formativo e viabilize novas formas de relação consigo mesmo e com o outro. Verifica-se, nos relatos das professoras pesquisadoras da escola, que elas entendem que em seus espaços de atuação não há partilha entre o coletivo, ao perceberem às (im)possibilidades de coformação elas enfrentam o desafio do isolamento em sua constituição docente, o que dificulta o exercício de uma docência de qualidade. Reitera-se a necessidade de escolas e universidades investirem em apoio formativo aos professores, oportunizando um trabalho coletivo, garantindo a construção desse ethos, dessa cultura, desse engajamento nos processos formativos nos coletivos de suas escolas. PALAVRAS-CHAVE: coformação; docências; laboratório de docências; ethos formativo; ética da partilha.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz