338 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências Humanas - PPG em Educação Autor(a): Thamires Raquel Hinkel Modalidade de Bolsa: PPGEDU/Unisinos Orientador(a): Profa. Dra. Viviane Inês Weschenfelder AS PLATAFORMAS DIGITAIS E A EQUIDADE RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA Este trabalho faz parte da pesquisa desenvolvida pelo Labdoc Equidade Racial, intitulada “Artesanias docentes para a equidade racial: ensinar e aprender sobre diversidade étnico-racial em contextos digitais”, que tem como objetivo desenvolver práticas pedagógicas antirracistas com professores das redes municipais do Vale do Rio dos Sinos. Nesta investigação desenvolvo o estudo a partir da análise da seguinte pergunta: “Como construir uma plataforma digital atrativa e confiável para compartilhar e ampliar experiências que desenvolvem equidade racial na educação básica?” Essa questão parte da necessidade de os professores da educação básica encontrarem material pedagógico atualizado e qualificado, que dialogue com a sua realidade. A pesquisa analisa o material disponibilizado virtualmente em outras plataformas, além do seu funcionamento e quadro estético. Utiliza como material de análise três plataformas já existentes, a saber: Ceert Equidade Racial, que pertencente a Brazil Foundation; A cor da Cultura, do grupo Futura e Rede Globo e, por fim; a Nova Escola, da Abril. Ametodologia de trabalho escolhida é a de análise de conteúdo, permitindo que seja explorado o conteúdo digital disponibilizado nas plataformas citadas anteriormente, e assim, identificar de que modo podemos organizar as experiências relatadas no projeto Labdoc, concluída em 2023, bem como as experiências que forem desenvolvidas nas atividades futuras. A partir dos resultados encontrados, a plataforma equidaderacial.org está constantemente em desenvolvimento para a aprimoração da sua funcionalidade, contemplando mudanças no layout, acessibilidade e novos conteúdos sobre práticas pedagógicas para a educação antirracista. Sugere-se a inserção de espaços interativos, para a troca de experiências e a comunicação de diferentes professores e professoras, na intenção de expandir a plataforma a nível nacional. PALAVRAS-CHAVE: Docência, Plataforma digital, Educação Antirracista, Educação das Relações Étnico-Raciais.
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