XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

339 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências Humanas - PPG em Educação Autor(a): Roberta Machado Da Silva Modalidade da Bolsa: UNIBIC/Unisinos Orientador(a): Profa. Dra. Maria Cláudia Dal’Igna CUIDADO E GÊNERO NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DA PEDAGOGA: O QUE APONTAM AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO? Este trabalho integra o projeto de pesquisa A produção de sentidos sobre afeto, amor e cuidado na formação inicial docente sob a perspectiva de gênero (Dal’Igna, 2017). O objetivo deste estudo é “identificar, descrever e analisar os significados atribuídos às expressões afeto, amor e cuidado na literatura pedagógica acadêmica recomendada para a formação inicial de docentes” (Dal’Igna, 2017, p. 5). A presente pesquisa se desdobra do subprojeto de iniciação científica (2023/2024) e examina três trabalhos de iniciação científica, um trabalho de conclusão de curso, duas dissertações de mestrado e duas teses de doutorado, desenvolvidos entre 2018 e 2021, no contexto do Grupo de Pesquisa Lola - Trabalho Docente, Gênero e Sexualidade, coordenado pela professora Maria Cláudia Dal’Igna (2017). O objetivo deste estudo é investigar os significados atribuídos à docência e ao cuidado na produção de conhecimento citada, e analisar de que modos cuidado e gênero atravessam e dimensionamesses significados atribuídos à docência, e contribuem para a constituição da identidade profissional da pedagoga. Tratase, portanto, de uma metapesquisa. As pesquisas foram analisadas com o apoio teórico das seguintes autoras e Autor(a): Dagmar Meyer (2011); Maria do Céu Roldão (2017); Marli André et al. (2017); Guacira Louro (2018); Maria Cláudia Dal’Igna (2023); e, Maurice Tardif (2017). Os resultados parciais apontam que os trabalhos se aproximam na descrição dos modos como o cuidado atravessa e constitui a relação docente-estudante e nas análises de que a docência assume alguns contornos — e não outros — a depender do gênero do professor e da professora, regulando a sua identidade profissional. PALAVRAS-CHAVE: docência; pedagogia; cuidado; gênero; metapesquisa.

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