XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

342 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências Humanas - PPG em Educação Autor(a): Carlos Henrique Kauer Brazil Modalidade da Bolsa: UNIBIC/Unisinos Orientador(a): Profª. Drª. Eliane Schlemmer GAMIFICAÇÃO E CONCEITOS DE GAME DESIGN NO CONTEXTO DE VIVÊNCIAS IMERSIVAS HÍBRIDAS Em razão da transformação digital, vive-se uma mudança significativa na maneira como interagimos em diversas realidades, físicas ou digitais, que compõem nosso mundo. O Paradigma da Educação OnLIFE, investigado pelo Grupo Internacional de Pesquisa Educação Digital (GPe-dU Unisinos/CNPq), busca compreender essa transformação para além da fusão “online” e “offline”, agora inseparáveis na forma “OnLIFE”, e propõe uma educação que se faz conectada, ligada (On) na vida (LIFE). Vinculada às pesquisas está o Congresso Internacional da Rede Internacional de Educação OnLIFE - RIEOnLIFE (quinta edição) e o Festival Internacional do We, Learning with the Cibricity - WLC (nona edição). Dois eventos simultâneos que hibridizam espaços presenciais físicos (neste ano de Peso da Régua, Portugal), com espaços online. Ambos com foco na constituição de um espaço-tempo comum para convivência, COnversAÇÕES e COMpartilhAÇÕES entre os participantes (pesquisadores e professores de diferentes níveis de ensino, crianças e adolescentes). Em abril de 2024, iniciaram-se os trabalhos de organização do evento e, com ele, o problema que dá origem ao trabalho: como criar uma linguagem visual para o evento, que traduza a perspectiva do Paradigma da Educação OnLIFE? O objetivo foi, a partir do Paradigma da Educação OnLIFE, criar uma linguagem visual para o evento. Subsidiados pelo método cartográfico de pesquisa-intervenção (Passos, Kastrup e Escóssia 2012), ao longo de quatro meses, de forma síncrona e assíncrona, foi criada uma linguagem visual congruente com a natureza híbrida do evento, levando em consideração as características culturais da região. Foram criadas mais de 10 peças de divulgação para redes sociais e dezenas de elementos visuais que compõem o site e perfis do evento. Ademais, articulada com essa identidade, está o desenvolvimento da Vivência Imersiva

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz