344 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências Humanas - PPG em Educação Autor(a): Emanuelle Kirch Stein1 Modalidade de Bolsa: UNIBIC Orientador(a): Profa. Dra. Maria Julieta Abba MAPEAMENTO E ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE EDUCAÇÃO INDÍGENA: UMA REVISÃO PARA A INTERCULTURALIDADE E CIDADANIA GLOBAL Este trabalho tem por objetivo realizar um mapeamento e análise de produções acadêmicas sobre educação indígena no Brasil, a partir de uma revisão de literatura para a interculturalidade e a cidadania global. Insere-se na pesquisa guarda-chuva intitulada “Sistematização internacional de experiências educativas indígenas para a interculturalidade e a cidadania global crítica”, coordenada pela Prof. Dra. Maria Julieta Abba e financiada pelo CNPq. A partir desta pesquisa e considerando o tensionamento e a invisibilidade da inserção de povos originários nas dinâmicas urbanas e acadêmicas atuais, o presente estudo destaca a necessidade de estabelecer um diálogo intercultural entre as comunidades indígenas e a academia. Tal diálogo visa ampliar os horizontes da ciência moderna, frequentemente marcada por uma perspectiva colonial e eurocêntrica (Quijano, 2000). Historicamente marginalizados, o ingresso dos povos indígenas nas universidades é apenas o início de um processo maior. Para que a presença indígena nesses espaços seja significativa, é necessário que o currículo e as metodologias de ensino sejam repensados (Carvalho, 2010). Como resultado, a universidade também se transforma, passando a ser um espaço de diálogo intercultural e de re-existência (Doebber, 2017). Portanto, este trabalho investiga o silenciamento dos povos originários no processo de internacionalização da educação superior. Ademais, busca-se caracterizar teoricamente este processo e analisar a atual literatura sobre o tema. A metodologia empregada foi a revisão sistemática da literatura, que permite identificar e analisar criticamente estudos já existentes sobre o tema (Gil, 2002). 1 Estudante de Relações Internacionais. Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz