XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

345 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo A busca foi realizada em bases de dados como o Banco de Teses e Dissertações e o Banco de Periódicos da CAPES, utilizando o termo “Educação Indígena” em combinação com palavras-chave específicas do projeto. Os resultados revelaram tanto a presença de trabalhos significativos quanto a existência de lacunas na literatura acadêmica. Embora se tenham identificado pesquisas relevantes, ainda há um espaço considerável a ser explorado, especialmente na interseção entre educação indígena, interculturalidade e cidadania global. A análise dos dados evidenciou um crescente interesse em temas como interculturalidade e educação indígena. Esse interesse reflete uma conscientização crescente sobre a importância de práticas educacionais inclusivas e sensíveis à diversidade cultural. No entanto, observou-se também uma disparidade, commais pesquisas focadas no ensino básico do que no ensino superior, o que ressalta a necessidade de ampliar o escopo de estudos nesse último nível. Diante desse panorama, o diálogo entre as temáticas educação indígena, interculturalidade e cidadania global emerge como uma iniciativa relevante e oportuna dentro e fora do âmbito acadêmico, contribuindo para uma educação mais inclusiva, crítica e sensível à diversidade. PALAVRAS-CHAVE: Educação Indígena. Internacional. Cidadania Global. Interculturalidade. Sistematização de Experiências.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz