348 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências Humanas - PPG em Educação Autor(a): Jéssica Carolina da Silva Terra Modalidade de Bolsa: PIBIC Orientador(a): Profa. Dra. Viviane Inês Weschenfelder O PENSAMENTO CRÍTICO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES/AS NEGROS/AS DO LABDOC EQUIDADE RACIAL Este trabalho foi desenvolvido como parte do projeto “Artesanias Docentes para a Equidade Racial: Ensinar e Aprender sobre as Diversidades Étnico-Raciais em Contexto Digital - LABDOC” (CNPq/ Fapergs), coordenado pela professora Viviane Inês Weschenfelder (PPGEDU/Unisinos). A presente pesquisa tem como objetivo analisar como o pensamento crítico, na perspectiva de bell hooks, contribui para a formação e atuação docente de professores negros/ as, utilizando entrevistas realizadas com professores participantes do LABDOC como principal metodologia de investigação. Durante o período como bolsista, participei de entrevistas com esses professores, transcrevendo e analisando suas falas para identificar momentos que evidenciam a presença do pensamento crítico em suas práticas pedagógicas e nos processos de conscientização racial. O referencial teórico está ancorado em obras sobre educação das relações étnico-raciais, em especial sobre a trilogia educacional de bell hooks – “Ensinando a Transgredir”, “Ensinando Pensamento Crítico” e “Ensinando Comunidade” – serviram como base teórica e inspiração, orientando a forma como compreendi o pensamento crítico no contexto educacional. No entanto, as entrevistas evidenciaram a importância de perspectivas racialmente marginalizadas no ensino de relações étnico-raciais, com foco especial nos professores negros/as. A escolha de bell hooks como referência central se deu por sua capacidade de dialogar diretamente com a realidade dos professores, motivando-os a adotar posturas antirracistas de forma acessível e transformadora. A partir dessas análises, pude constatar a presença significativa do pensamento crítico na formação de docentes antirracistas, especialmente em suas abordagens didáticas. O pensamento crítico como cita hooks é o anseio por saber ou seja a principal motivação que professores da LABDOC tiveram em suas tra-
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