350 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências Humanas - PPG em Educação Autor(a): Artur Cardozo Raphael Modalidade de Bolsa: PRATIC Orientador(a): Profa. Dra. Maria Julieta Abba O PROCESSO DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS DE ENSINO SUPERIOR DE MIGRANTES E REFUGIADOS DA AMÉRICA LATINA NO BRASIL A migração forçada como fenômeno na América Latina têm afetado diversas populações, mas podemos dar ênfase a população da Venezuela e Haiti que, no ano de 2019, foram os grupos que mais se deslocaram e encontraram sua nova casa no Brasil, sendo 73% dos imigrantes de longo termo (OBMigra, 2020). O presente estudo, em andamento, permitirá analisar a intersecção desse grande número de migrantes que já possuem ensino superior completo, mas que não conseguiram revalidar seus documentos e acabam entrando nas estatísticas (MOREIRA, 2014) de trabalhadores informais ou em trabalhos que exigemmenor escolarização. Assim, a pesquisa tem como objetivo analisar as problemáticas do processo de revalidação de diplomas de ensino superior de migrantes e refugiados da América Latina no Brasil e identificar possibilidades no processo de integração desses indivíduos na sociedade brasileira. Cabe destacar que a presente proposta se insere no projeto guarda-chuva da professora orientadora, intitulado “Democratização da internacionalização da educação: políticas, enfoques e experiência no cenário atual”, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos, que busca analisar e promover a democratização da internacionalização da educação, no atual contexto, a partir do estudo de políticas públicas, de enfoques teóricos e experiências educativas. Metodologicamente, este recorte de pesquisa utiliza a análise documental de leis e acordos internacionais e a experiência de vida do bolsista numa ONG que trabalha com atenção à população migrante. Como resultados parciais, aponta-se que há diversos desnivelamentos em relação ao processo de revalidação de estrangeiros que possuem maior ou menor poder aquisitivo. Mesmo com políticas postas em prática que deveriam facilitar o processo de revalidação de diplomas de ensino superior na região da América Latina, especialmente dos Esta-
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