353 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo meros passam por uma função “if ” que identifica em quais parâmetros eles se encontram para acender o led correspondente à condição da planta. Os dados produzidos no percurso de criação do Hy-C evidenciam que a comunicação entre o humano, planta, solo, dispositivos eletrônicos e sensores só é possível pela programação, a qual pressupõe o pensamento computacional. Isso possibilita a reflexão sobre o quanto o desenvolvimento do pensamento computacional pode potencializar a formação em contextos ecologicamente conectados e instigar a articulação entre saberes (biologia, matemática, educação, lógica, programação) constituindo-se, portanto, também como um saber relevante para viver, conviver, aprender e trabalhar no tempo presente. Entender que podemos desenvolver a lógica de programação e o pensamento computacional, os quais conectados a sensores podem permitir, por exemplo, aprender a cuidar melhor de plantas, abre diversas possibilidades repletas de novos desafios e modos criativos de resolver problemas do dia a dia, bem como problematizações, que instigam a invenção. A continuidade do trabalho vai integrar o Hy-C com IAs. PALAVRAS-CHAVE: Educação, Pensamento computacional, Programação, Ecologias-Conectivas, Dispositivos Hiperconectados.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz