354 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências Humanas - PPG em Educação Autor(a): Júlia de Cássia Fonseca da Silva Modalidade de Bolsa: PIBIC-CNPq Orientador(a): Profa. Dra. Maria Julieta Abba POLÍTICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO BRASILEIRO: AÇÕES AFIRMATIVAS COM REFUGIADOS Este trabalho faz parte de uma pesquisa guarda-chuva, intitulada “Democratização da internacionalização da educação: políticas, enfoques e experiência no cenário atual”, desenvolvida pela Profa Dra Maria Julieta Abba, no PPG EDU da Unisinos. Esse recorte, ainda em andamento, tem como objetivo analisar as políticas de internacionalização da educação nas universidades brasileiras, entre os anos de 2022 a 2024, identificando ações afirmativas com grupos de refugiados. No Brasil a prática de inclusão de refugiados nas universidades brasileiras não é democratizada e situações nas quais refugiados não conseguem ingressar em uma universidade, seja ela pública ou privada, não são raras. Diante dessa premissa, as oportunidades de internacionalização para refugiados nas universidades também são limitadas. Essa pesquisa embasa-se através dos estudos de Knight (2020) com seu conceito de internacionalização da educação superior, além de Wonders, Jones e Owen (2021) com suas concepções sobre refugiados e justiça global e também de Moreira (2014), que disserta sobre a integração local de refugiados no Brasil, além de nomes como Quijano (2005) refletindo como a colonialidade impõe uma hierarquia racial/étnica, classificando migrantes e refugiados como “outros” subalternizados dentro de uma sociedade global dominada pelo poder Ocidental. e Bieter (2006) que discute que diferente dos direitos civis e políticos, o direito à educação necessita de ações afirmativas e financiamento estatal para sua efetivação. Neste contexto, analisa-se os principais desafios para o ingresso e permanência de refugiados nas universidades brasileiras, a partir das do estudo das políticas de internacionalização da educação nas universidades brasileiras. Em termos metodológicos, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa, de tipo descritiva e exploratória. Para isso,
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