356 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências Humanas - PPG em Educação Autor(a): Danielle de Aguiar Schorr Modalidade de Bolsa: - Orientador(a): Profa. Dra. Betina Schuler PROBLEMATIZAÇÕES E CRIAÇÕES COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE A PERSPECTIVA DA FILOSOFIA COM CRIANÇAS Esta pesquisa compõe o projeto de pesquisa coordenado pela professora Betina Schuler com o título “Filosofia, literatura e as práticas de leitura e escrita na escola pública: uma composição para aprendermos a viver em meio ao perigo da stultitia contemporânea”, vinculado ao Grupo de Pesquisa Carcarás: Grupo de Estudo e Pesquisa entre Educação Filosófica, Escrita e Leitura (CNPq/ Ppgedu- Unisinos), e conectado ao projeto Educar para Crescer (Unisinos/Petrobrás). Ao considerar a educação ambiental necessária, em se tratando das crises climáticas e sociais que estamos vivenciando, a exemplo das enchentes que assolaram o Estado do Rio Grande do Sul no ano de 2024, pretende-se com esta investigação analisar de que modo estamos formando as crianças em suas relações com a vida e o meio ambiente a partir das práticas escolares. Partindo dos estudos de autores pós-estruturalistas, tais como Foucault e de autores da filosofia com crianças, tais como Walter Kohan, e autores que problematizam as relações entre meio ambiente e educação, tal como Richard Louv. Esta pesquisa se propõe metodologicamente, em primeiro momento, realizar uma revisão da bibliografia para averiguar o que vem sendo produzido sobre essa temática. Conforme um primeiro levantamento, destacamos uma boa quantidade de produção sobre educação ambiental e crianças, mas pouquíssimos na perspectiva de filosofia com crianças. Após esse movimento, serão criadas rodas de conversação com professores dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal da região do Vale dos Sinos e, em outro momento, com estudantes, sobre as suas concepções de vida, natureza e meio ambiente. Essas rodas serão gravadas e posteriormente transcritas para análise, juntamente com a escrita de diário de campo. A partir disso, busca-se criar oficinas junto aos professores e estudantes como modo de criação de outras possibilidades na relação com o
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz