360 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências Humanas - PPG em Educação Autor(a): Poliana Hoffmann da Silva Modalidade de Bolsa: CNPq/PIBIC Orientador(a): Profa. Dra. Isabel Aparecida Bilhão TRANSCENTRANDO ODISSEIAS: O ACESSO DE PESSOAS TRANSGÊNERO E TRAVESTI A EDUCAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONALIZANTE NA REGIÃO DO VALE DOS SINOS Esta pesquisa investiga o acesso de pessoas transsexuais e travestis à educação técnica e profissionalizante e analisa sua inserção no ambiente escolar e corporativo. A pesquisa revelou uma escassez substancial de fontes acadêmicas sobre o tema, destacando a necessidade de aprofundar a compreensão das experiências desse grupo. A partir da perspectiva teórica de Judith Butler, que enfatiza a performatividade de gênero e a construção social das identidades, a pesquisa busca contextualizar como essas identidades impactam o acesso e a inclusão nas instituições educacionais e profissionais. O futuro desenvolvimento da pesquisa propõe a realização de entrevistas com indivíduos trans e travestis buscando compreender suas experiências e desafios específicos relacionados à educação profissionalizante. Além disso, pretende-se quantificar a inclusão desses indivíduos em instituições técnicas e profissionalizantes, através da produção de dados junto a instituições como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL) e outros centros de formação no Vale dos Sinos. Os resultados esperados incluem uma compreensão mais detalhada das barreiras enfrentadas, a identificação de boas práticas e a formulação de recomendações para políticas mais inclusivas e eficazes. PALAVRAS-CHAVE: Acesso educacional, transsexuais e travestis, inclusão, profissionalização, políticas públicas.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz