403 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo trimonial e também da pesquisa sobre essas populações. Minha experiência como bolsista incluiu a leitura de textos sobre metodologia de pesquisa arqueológica e Arqueologia do Brasil e do Rio Grande do Sul e, sobre Educação Patrimonial, textos que orientam a prática e a mediação, especialmente em museus. Pude também acompanhar a análise de vestígios arqueológicos cerâmicos, relacionada a outro projeto em andamento no IAP, possibilitando conhecer mais de perto os processos metodológicos que são aplicados à pesquisa com esse tipo de vestígio, além de acompanhar e observar a visita de três escolas do Vale do Sinos no EMI, com turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, como base inicial do treinamento na mediação, previsto no meu plano de trabalho. Infelizmente, minha inserção como bolsista nesse projeto foi de somente 4 meses, entre janeiro e abril de 2024 pois, por motivos particulares, precisei renunciar à bolsa. No entanto, nesse pouco tempo, pude aprender e refletir sobre a importância de preservar o patrimônio arqueológico e, principalmente, observar na prática a relevância e significado da extroversão do conhecimento arqueológico, a partir da Educação Patrimonial. PALAVRAS-CHAVE: acervo arqueológico, mediação, Educação Patrimonial, Instituto Anchietano de Pesquisas, Unisinos
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