407 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências Humanas - PPG em História Autor(a): Guilherme Pires de Aguiar Modalidade de Bolsa: TCC Orientador(a): Prof. Dr. Daniel Oliveira RPG COMO FERRAMENTA DE INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE AGÊNCIA HISTÓRICA O presente trabalho tem como objetivo demonstrar o potencial do RPG no sentido de enfatizar, em sala de aula, a complexidade e a importância dos processos históricos e sujeitos/agentes envolvidos, incluindo as pessoas comuns. Observa-se que no Brasil, ainda há uma visão do conteúdo didático da história como distante e complicada para alguns estudantes. É devido essa urgência de um novo modo de pensar o ensino de história, que surge a ânsia de buscar nos jogos uma maneira de aproximar aluno a uma didática mais atrativa e que permita reconhecer as complexidades de cada período ou acontecimento. A pesquisa, em andamento, está sendo realizada sob duas formas interligadas: delinear as possibilidades didáticas do RPG visando o seu uso para o aprendizado do conhecimento histórico (com competências próprias da história e outras correlacionadas) em sala de aula; e a condução de uma experiência prática em sala de aula fazendo do RPG como ferramenta metodológica, trabalhando determinado conhecimento histórico e enfatizando os conceitos de agência, estruturas sociais, insubordinação e decolonialidade. Espera-se demonstrar o RPG como ferramenta atrativa para ensino e aprendizagem significativa de história, a ponto de desenvolver os conceitos acima citados, assim como trabalhar o conteúdo didático de forma insubordinada a fim de contrapor as tradicionais aulas de história. PALAVRAS-CHAVE: RPG, insubordinação criativa, agência, decolonialidade, estruturas sociais
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