421 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências Sociais Aplicadas - Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios Autor(a): Carla Giovanna Lima Susin Modalidade de Bolsa: Orientador(a): Profa. Dra. Daniela Regina Pellin DA ÉTICA DA CONVENIÊNCIA À ÉTICA DA RESPONSABILIDADE: ESTRATÉGIAS PARA A SUSTENTABILIDADE DAS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS A pesquisa tem como objeto de estudo e investigação Micro e Pequenas Empresas (MPEs) em um contexto atual, onde a transição das Micro e Pequenas Empresas brasileiras da ética da sobrevivência e, portanto, conveniência, para a ética da responsabilidade, locus da sustentabilidade. Nesse contexto, o diagnóstico que se faz é que muitas dessas empresas ainda adotam a ética da conveniência para a sobrevivência, o que compromete sua competitividade e conformidade com o artigo 170, da Constituição Federal, corolário da sustentabilidade empresarial e desenvolvimento socioeconômico do país. Por isso, a pesquisa tem como questão a seguinte pergunta: quais são os impactos e benefícios da adoção da ética da responsabilidade para essas empresas? A hipótese inicial reside em que a migração para a ética da responsabilidade não apenas melhoria a reputação e a sustentabilidade das organizações como asseguraria a conformidade regulatória e reduziria riscos. A pesquisa tem como objetivo geral contribuir para a disseminação da ética empresarial entre Micro e Pequenas Empresas e, como objetivos específicos: (i) mapear o processo histórico da ética empresarial no Brasil; (ii) investigar perdas e ganhos da não implementação da ética da responsabilidade; e (iii) apresentar diretrizes para a implementação da ética da responsabilidade nesses atores socioeconômicos. O método de abordagem é o hipotético-dedutivo, com uma metodologia descritiva e exploratória que aplica técnicas de revisão bibliográfica e coleta de dados indiretos. Os resultados de pesquisa apontam para impactos benefícios advindos da adoção da ética da responsabilidade, como Melhoria da Reputação; Aumento da Confiança e Credibilidade; Redução de Riscos Legais e Financeiros; Sustentabilidade e Eficiência Operacional;
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