435 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências Sociais Aplicadas - PPG em Ciências da Comunicação Autor(a): Bernardo Bones Noble - bernardo.bones@gmail.com Modalidade de Bolsa: UNIBITI Orientador(a): Prof. Dr. Gustavo Daudt Fischer INOVAÇÃO NA CATALOGAÇÃO DE ESCAVAÇÕES MIDIÁTICAS: APLICAÇÃO DE BRAINSTORMING E BRAINWRITING NO PROJETO LABMEM Este estudo está vinculado ao projeto de pesquisa LabMem (Laboratório de Resgate e Experimentação da Memória das/nas Mídias Online), cuja proposta é promover uma escavação (Lopes e Fischer, 2020) de materiais midiáticos desenvolvidos no estado do Rio Grande do Sul, disponíveis na web. O objetivo é que tais achados sejam, então, organizados em coleções online para investigação de seus formatos. Para isso, emergiu a necessidade da criação de parâmetros de catalogação dos achados das escavações, tendo em vista a busca por valorizar as especificidades dos arquivos cuja característica fragmentada e incompleta dá a ver as tensões presentes na lembrança produzida pelo digital sobre si mesmo ou outros meios. A abordagem desse desafio adotou metodologias inspiradas nas técnicas de Brainstorming e Brainwriting. O Brainstorming fomenta um ambiente colaborativo onde ideias são livremente exploradas e julgamentos são minimizados (Osborn, 1953), incentivando a criatividade e a inovação. Complementarmente, o Brainwriting propõe o uso da escrita nesse cenário, visando encorajar uma maior liberdade criativa e reduzir a pressão social (Rohrbach, 1969). Tais práticas, amplamente valorizadas em práticas de Design Thinking em que o aumento do rendimento cognitivo dos envolvidos é evidenciado (Shapira et al, 2017), foram aplicadas para estruturar uma sessão laboratorial de ideação. Nesse encontro, cujo foco foi a definição das categorias para a organização dos achados midiáticos, participaram um professor e três bolsistas. Durante a sessão, foram geradas mais de 50 categorias possíveis, das quais aproximadamente 10 pontos de contato foram identificados e validados. Os pontos de contato incluem categorias como origem da peça, duração, condições de preservação e temporalidade, revelando perspectivas e conexões entre mídias nativamente digitais, televisivas e híbridas que ainda não tinham sido elencadas em mo-
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