443 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências Sociais Aplicadas - PPG em Design Autor(a): Isabel Silveira Modalidade de Bolsa: UNIBIC Orientador(a): Prof. Dr. Gustavo Daudt Fischer MEMÓRIA DIGITAL: A PRESERVAÇÃO MIDIÁTICA COMO PRÁTICA DE PROTEÇÃO DA PUBLICIDADE BRASILEIRA ONLINE Este estudo está integrado ao projeto “Lab.Mem - Laboratório de Memória das/nas Mídias Online”, que busca mapear e organizar arquivos antigos da publicidade brasileira, desenvolvendo coleções- -protótipo online para preservar e circular esses materiais. Para isso, realizamos um método de “escavação midiática”, inspirado na abordagem da arqueologia da mídia e nos trabalhos anteriores do coordenador do projeto. A ideia de escavação tem como objetivo identificar questões materiais e memoriais nos artefatos digitalmente “soterrados” pela transformação contínua no ambiente digital. Assim, neste processo, foi possível localizar, identificar e catalogar materiais publicitários online através do uso de “Wayback Machine” (https://archive.org/), um serviço que permite aos usuários acessar versões arquivadas de páginas da web ao longo do tempo. Como resultado, após as escavações em 38 sites de agências digitais do Rio Grande do Sul, foram localizadas páginas web relativas ao período entre 1998 e 2022, chegando a um total composto por 130 páginas que consideramos como fragmentos, na medida em que revelam a irregularidade da sobrevivência do “digital no digital”. Nesse sentido, a análise desse conjunto revelou que 11,5% dos registros digitais estavam inacessíveis, evidenciando a necessidade de implementar políticas de preservação digital para garantir a integridade e acessibilidade de um acervo de longo prazo. Ao mesmo tempo, nota-se que as agências digitais, embora sempre interessadas emmostrar seu “portfólio” de trabalhos, deixam de disponibilizar versões preliminares ou trabalhos “históricos” mais distantes no tempo. Além disso, conseguimos perceber um pico significativo no número de peças em 2018, com uma diferença de 7,8% em relação à média dos outros anos. Para o projeto, também incluímos um processo contínuo de revisão e atualização dos materiais catalogados, assegurando que novas descobertas e
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