XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

445 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências Sociais Aplicadas - PPG em Design Autor(a): Mariana Beatriz Herzer dos Santos Modalidade de Bolsa: PIBIC CNPq Orientador(a): Prof. Dr. Fabricio Farias Tarouco PROJETO MATO GROSSO DO SUL: ESTRATÉGIAS DE MARKETING E COMUNICAÇÃO QUE PROMOVEM E IMPULSIONAM A TRANSFORMAÇÃO TERRITORIAL DE 17 CIDADES DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL O projeto de pesquisa foi uma demanda da instituição SEBRAE, inserida no eixo deMarketing Territorial do programa “Cidade Empreendedora”. O projeto abrangeu 17 cidades do Estado de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de desenvolver estratégias de marketing e comunicação para impulsionar a transformação territorial dessas localidades. O objetivo geral foi identificar o potencial e a identidade de cada um desses municípios e elaborar estratégias de branding territorial para a transformação de suas extensões nos aspectos turísticos e/ou econômicos, explorando particularidades culturais, naturais e autênticas nativas dessas regiões. Para isso foram efetuadas, além de uma análise e pesquisa de materiais existentes, uma série de oficinas de cocriação com os habitantes de cada cidade onde foi possível vislumbrar, pelo olhar da própria população, os pontos positivos e características potenciais e de maior atratividade em cada localidade, observando aqueles aspectos que eram relevantes, diferenciais e se repetiam com frequência nas pesquisas e principalmente nas oficinas. Para complementar as oficinas, foi efetuada também uma pesquisa online. A síntese dos dados destas pesquisas levou a identificação de uma possível identidade territorial única para cada cidade e consequentemente à construção de um mapa de marketing territorial constituído de material gráfico, com a finalidade de validar estas informações junto ao poder público local e conceder norteadores que serviram como base para o planejamento e elaboração de projetos estratégicos e complementares de branding territorial. PALAVRAS-CHAVE: marketing territorial; branding territorial; Mato Grosso do Sul; SEBRAE; Cidade Empreendedora.

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