550 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Engenharias - PPG em Engenharia Civil Autor(a): Rafael da Silva Franzon Modalidade de Bolsa: UNIBITI Orientador(a): Profa. Dra. Feliciane Andrade Brehm AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO A energia elétrica é um recurso extremamente importante na sociedade atual, com uma demanda cada vez maior advinda do avanço tecnológico e da melhora da qualidade de vida. No entanto, é importante ressaltar que esse recurso causa danos ao meio ambiente. Portanto, é importante usá-la de maneira sustentável para diminuir o seu impacto ambiental. A eficiência energética trata-se da otimização de processos que evitem o desperdício de energia elétrica, garantindo o melhor desempenho e, consequentemente, menor impacto ambiental e também reduzindo gastos financeiros. As escolas são ambientes que consomem energia elétrica para seu funcionamento, com intuito de oferecer um bom ambiente para seus alunos. Muitas vezes falta conscientização dos alunos e funcionários sobre o uso consciente deste recurso. Além disso, as edificações escolares e os Equipamentos Eletro-Eletrônicos (EEE) são antigos, não sendo eficientes no consumo energético. Com isso, o estudo presente tem o objetivo de avaliar a eficiência energética e as emissões de dióxido de carbono das escolas do município de São Leopoldo, visando sugerir ações para minimizar o consumo de energia elétrica. Como metodologia, foram visitadas 8 escolas do município de São Leopoldo, representando as 8 regiões do Orçamento Participativo. Durante as visitas, foi realizado o levantamento dos EEE das escolas: quantidade, função, potência em watts e avaliação de selo de eficiência energética em cada ambiente. Com os dados, será feito uma simulação do impacto das emissões de CO2 gerados em cada escola. Espera-se ao término da pesquisa determinar quais os tipos de EEE consomemmais energia. Em relação a resultados já obtidos, indica-se a raridade de EEE com selo de eficiência energética, com a maioria dos equipamentos das escolas não possuindo nenhum. Além disso, foram observados diversos aparelhos inadequados em uso, demonstrando uma falha no planejamento de gestão energética da escola, pois um equipamento daqueles torna-se redun-
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