553 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Engenharias - PPG em Engenharia Civil Autor(a): Camila Lemos Teixeira Coautor(es): Agnes Mitzi Kich Modalidade de Bolsa: PROBITI Orientador(a): Profa. Dra. Feliciane Andrade Brehm AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE DESMONTAGEM DE HDS: INFLUÊNCIA NA RECICLAGEM Fabricados desde a década de 1950, os Hard Disk Drives (HDs) são utilizados comumente em computadores. Ao chegar no fim de sua vida útil, o dispositivo deve ser destinado corretamente, pois alguns materiais presentes na composição do equipamento possuem alto valor agregado, possibilitando a reciclagem e reinserção em processos produtivos. Além disso, por possuírem diversos materiais considerados tóxicos em sua fabricação, o descarte incorreto pode causar impactos ambientais adversos na qualidade d’água e do solo. Para a realização do trabalho, foram doados pela Cooperativa de Trabalho Socioambiental Paulo Freire, 43 HDs. Os dispositivos foram desmontados e segregados para realização do balanço de massa de seus componentes, além da retirada dos imãs de NdFeB. Essa etapa foi realizada em um período total de 6 meses, após finalização, o material retornou a Cooperativa, com o intuito de ser comercializado, com exceção dos imãs que foram utilizados nesta pesquisa. Compondo os 43 HDs, estavam entre eles os utilizados em computadores desktop e em notebook, tornando essa a principal diferença entre cada equipamento, influenciando na massa e no processo de desmontagem. Assim, o objetivo do trabalho foi avaliar os componentes de diferentes HD’s e apontar os principais desafios no processo de desmontagem. No total, 38 HDs eram provenientes de computadores desktop, com uma massa média de 495,8 gramas. Os modelos cujo braço do atuador estava preso a carcaça com um parafuso invertido, apresentaram dificuldade na separação. Após a desmontagem, os componentes resultantes foram: parafusos, placa de circuito impresso, disco, eixo metálico, proteção metálica dos ímãs, ímã de NdFeB e o motor. É ainda necessário, fazer uma segunda separação do motor, que é composto por um imã e um eixo metálico. Ainda não foi possível estabelecer um método que separe o imã e o eixo
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