623 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Linguística, Letras e Artes - PPG em Linguística Aplicada Autor(a): Laura Lima da Silva Modalidade de Bolsa: PROBIC Orientador(a): Profa. Dra. Cátia de Azevedo Fronza A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL SURDA PARA O PERTENCIMENTO DA CRIANÇA SURDA EM SUA CULTURA Este trabalho se volta a contos infantis surdos e sua contribuição para o pertencimento da criança na cultura presente nessa literatura. Dall’asen e Pieczkowski (2022) chamam atenção para o fato de que, na infância, alguns surdos são resistentes à língua de sinais e à cultura à qual pertencem, pois, desde cedo, foram inseridos na comunidade ouvinte e participam de aulas com ouvintes. Assim, têm pouco acesso a produções da cultura surda, mesmo sendo auxiliados por intérpretes em sala. Desse modo, partindo do projeto de Iniciação Científica (IC) intitulado “Materiais didáticos para o ensino da língua portuguesa e Libras para surdos: educação bilíngue, desafios e perspectivas”, esta comunicação pretende destacar o papel da literatura surda infantil no processo de reconhecimento da criança surda na sua cultura. Toma-se como referência o conto Cinderela Surda (Hessel; Karnopp; Rosa, 2011), capaz de motivar o leitor surdo a reconhecer e valorizar sua cultura através da escrita de sinais, protagonistas surdos e outras marcas que remetem à surdez com prestígio. Como destaca Oliveira (2021), narrativas surdas auxiliam o surdo a entender a realidade na qual ele está inserido. A fim de ilustrar o percurso deste trabalho, apresentam-se as etapas realizadas durante a iniciação científica, período em que houve acesso a material de pesquisa para conhecer e compreender a cultura surda, sua literatura e o ensino bilíngue. Considera-se também a participação nas atividades vinculadas ao site letrandolibras.com.br, além do contato com materiais didáticos, como propõe o projeto vinculado a esta bolsa de IC. Ao final deste estudo, almeja-se contribuir para a inserção da criança surda em sua cultura, valorizando a literatura surda infantil, além de valorizar a língua de sinais e priorizar sua identidade. PALAVRAS-CHAVE: literatura surda; contos infantis; cultura surda; protagonismo surdo; ensino para surdos.
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