XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

625 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Linguística, Letras e Artes - PPG em Linguística Aplicada Autor(a): Mariana Vargas Trarbach Modalidade de Bolsa: UNIBIC Orientador(a): Profa. Dra. Dorotea Frank Kersch “APRENDI QUE NÃO POSSO PERMANECER PRESA AO PASSADO”: A RESSIGNIFICAÇÃO DA DOCÊNCIA À LUZ DOS MULTILETRAMENTOS A multiplicidade de culturas, etnias, línguas na sociedade contemporânea, assim como o avanço da utilização de diversas tecnologias dentro da nossa sociedade, refletem as crescentes mudanças vivenciadas pelos docentes dentro de suas salas de aula hoje em dia. Considerando a necessidade de que os professores desenvolvam práticas pedagógicas que integrem as novas TDIC’s e respondam às transformações ocorridas na sociedade, novas abordagens de letramentos para as escolas foram propostas pelo Grupo de Nova Londres, resultando na cunhagem do termo “Multiletramentos” (GNL, 1996). A presente pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo compreender a trajetória de desenvolvimento dos letramentos de uma professora participante da formação continuada concebida na óptica dos Multiletramentos, que se propunha a encorajar professoras de linguagens da rede municipal de São Leopoldo/RS a incorporar tecnologias digitais nas suas aulas. A partir de um estudo de caso que analisou os diários de aprendizagem, percebe-se a construção da agência profissional da docente e sua (re)significação identitária ao longo do percurso de formação em que ela elaborava aulas a partir do que aprendia. A análise dos diários escritos e das produções realizadas pela professora durante a participação na formação mostra que ela teve um crescimento no seu entendimento sobre a sua identidade docente, percebendo, assim, seu papel frente à inovação tecnológica e na construção da educação do séc. XXI. Além disso, ao ser desafiada a utilizar novos recursos digitais, a professora desenvolveu uma nova agência diante da sua ação em sala de aula, o que permitiu que ela ressignificasse e transformasse as suas práticas educativas, integrando os Multiletramentos e as Tecnologias Digitais na escola de forma inovadora. PALAVRAS-CHAVE: Agência; Formação Continuada de Professores; Identidade Profissional; Multiletramentos; Tecnologias Digitais.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz