626 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Linguística, Letras e Artes - PPG em Linguística Aplicada Autor(a): Maria Júlia Brasilio França Modalidade de Bolsa: UNIBIC Orientador(a): Profa. Dra. Cátia de Azevedo Fronza EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E O APRENDIZADO DA LIBRAS E DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA Este trabalho reflete sobre a implementação do ensino bilíngue para alunos surdos, destacando a importância da acessibilidade educacional e a necessidade de revisões nas políticas pedagógicas, norteado pela pesquisa “Materiais didáticos para o ensino da língua portuguesa para surdos guiados pela concepção de educação bilíngue e cultura surda”. Ao longo da história brasileira, a luta de pessoas surdas em busca do reconhecimento da Libras foi fundamental para que hoje tenhamos uma série de regulamentações e leis em relação ao ensino e disseminação da Libras. Um exemplo é a Lei Nº. 10.436, de 24 de abril de 2002, que estabelece o uso e a difusão da Libras como primeira língua da comunidade surda, embora a língua portuguesa seja a língua oficial do país. De acordo com Vygotsky (1993), a aquisição de uma língua possibilita ao ser humano interagir com o meio em que vive, pensar criticamente sobre si e sobre o que o cerca. No caso de pessoas surdas, a Libras deve ser vista como língua principal, pois é por meio dela que se comunicam, compreendem o mundo e se expressam. Pereira e Nakasato (2001) e Gaspar (2013) enfatizam que pessoas surdas devem ter acesso à Libras logo nos primeiros anos de vida, por intermédio da escola e também pelo contato com outros surdos. Por esse motivo, considera-se adequado oferecer ao aluno surdo o ensino bilíngue. No entanto, a educação bilíngue no Brasil, que envolve a Libras e a língua portuguesa na modalidade escrita, e a acessibilidade para alunos surdos não é uma realidade. Diante disso, pesquisas e discussões sobre esse tema tornam-se necessárias. Este trabalho, portanto, pretende compartilhar reflexões de autores que guiam as discussões do grupo de pesquisa FALESCBRAS (abreviação para Fala, Escrita e Libras), também consideradas na pesquisa “Materiais didáticos para o ensino da língua portuguesa para surdos
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