XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

627 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo guiados pela concepção de educação bilíngue e cultura surda”. Além disso, pretende evidenciar como o letrandolibras.com.br, em fase de implementação, pode ser inserido no contexto do ensino bilíngue como um exemplo de tecnologia educacional, para o aprendizado de Libras e português escrito, alcançando tanto surdos como ouvintes. A partir das discussões realizadas e com a disponibilização do letandolibras.com.br, almeja-se auxiliar no desenvolvimento de pesquisas e estratégias que contribuam para maior acessibilidade dos surdos em seus espaços de interação, considerando as línguas em uso. PALAVRAS-CHAVE: Educação bilíngue, Libras, inclusão, tecnologia educacional, políticas educacionais REFERÊNCIAS: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Lei Nº. 10.436, de 24 de abril de 2002. PEREIRA, Maria Cristina da cunha; NAKASATO, Ricardo. Aquisição de narrativas em língua de sinais brasileira. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 36, n. 125, p. 355-363, 2001. GASPAR, Priscilla R.; PEREIRA, Maria Cristina da Cunha; VIEIRA, Maria Inês da Silva. Uso da Língua Brasileira de Sinais por crianças surdas de 0 a 3 anos de idade. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 39, n. 3, p. 261-271, 2013. GIORDANI, Liliane. Educação de Surdos: Práticas de Letramento e de Significação. In: THOMA, Adriana; LOPES, Maura (org.). Cultura Surda e LIBRAS. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2012. p.108-137. VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

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