628 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Linguística, Letras e Artes - PPG em Linguística Aplicada Autor(a): Clara Dick Schleich Modalidade de Bolsa: PIBIC Orientador(a): Profa. Dra. Cátia de Azevedo Fronza LETRAMENTO DIGITAL PARA SURDOS: PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO USANDO A TECNOLOGIA Com a necessidade do ensino a distância ainda mais intensa a partir da pandemia de covid-19, estudos têm indicado a falta de acessibilidade para alunos surdos em contextos online (Maquieira et al.; 2021; Shimazaki; Menegassi; Fellini, 2020). Observando essa disparidade e considerando a importância do letramento digital (Pinto; Azevedo, 2020; Coscarelli; Ribeiro 2017), a pesquisa “Materiais didáticos para o ensino da língua portuguesa e Libras para surdos guiados pela concepção de educação bilíngue e cultura surda” volta-se para seleção, avaliação e implementação de recursos e materiais virtuais/digitais para o aprendizado de Libras e língua portuguesa. No percurso do estudo, vinculado à pesquisa coordenada pela orientadora deste trabalho, estamos planejando atividades a serem usadas no site letrandolibras.com.br, baseadas nas orientações de Stumpf e Linhares (2021) e em narrativas infantis. Por meio de abordagem qualitativa, de cunho explicativo, o foco desse estudo está no processo de organização e implementação do letrandolibras.com.br e no diálogo com diversas pesquisas realizadas. Assim, objetiva-se compartilhar o que é assumido neste trabalho em relação ao letramento digital para surdos, apresentando a trajetória do letrandolibras.com.br, cuja organização e implementação se dão a partir da problemática da falta de materiais online para estudantes surdos. Com essa pesquisa, espera- -se divulgar resultados sobre novas possibilidades de ensino para estudantes surdos, voltadas para o letramento digital e acessibilidade online. PALAVRAS-CHAVE: letramento digital; ensino de surdos; surdos; acessibilidade online; inclusão digital. REFERÊNCIAS: COSCARELLI, Carla Viana Coscarelli; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento Digital: Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. ed. Minas Gerais: Ceale, 2017.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz