630 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Linguística, Letras e Artes - PPG em Linguística Aplicada Autor(a): Emily Frois Modalidade de Bolsa: PIBIC Orientador(a): Profa. Dra. Cátia de Azevedo Fronza MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: ACESSIBILIDADE E POTENCIALIDADE DE RECURSOS DIGITAIS Esta pesquisa surge da necessidade de compreender e de contribuir para o contexto de desenvolvimento linguístico de crianças surdas, em particular o aprendizado da leitura e da escrita no Ensino Fundamental. Nesta comunicação, pretende-se evidenciar o trabalho de implementação da Plataforma letrandolibras.com.br, com ênfase na proposição de atividades em Libras, escrita de sinais, língua portuguesa escrita e vídeos tutoriais em Libras para disponibilizar no site e em versão digital para impressão. “Chapeuzinho Vermelho surda” (Cruz; Vales; Silveira, no prelo), “Rapunzel surda” (Hessel; Rosa; Karnopp, 2005) e “Cinderela surda” (Silveira; Rosa; Karnopp, 2011) são, nesse momento, as narrativas infantis para propostas de ensino e aprendizagem que envolvem Libras, língua portuguesa e escrita de sinais, via letrandolibras.com.br, oportunizando (multi)letramentos e repensando propostas escolares para promover o aprendizado dessas línguas que fazem parte do contexto de educação bilíngue para surdos, a partir do que orientam Stumpf e Linhares (2021). Uma vez que esta autora tem seu vínculo recente como bolsista, além de indicar as perspectivas de seu projeto de pesquisa, será compartilhado o estágio em que se encontra o letrandolibras.com.br, com detalhamento das etapas realizadas e o que ainda é preciso desenvolver. Também voltada a experiências das escolas de surdos no enfrentamento da pandemia de covid-19, assim como o que se verifica nos demais contextos escolares, esta pesquisa é capaz de trazer contribuições para o estabelecimento de estratégias para melhor aproveitar os recursos disponíveis e criar novas oportunidades de interações síncronas ou assíncronas entre surdos e ouvintes em diferentes espaços sociais, virtuais ou presenciais.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz