632 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Linguística, Letras e Artes - PPG em Linguística Aplicada Autor(a): Luis Filipe Xavier da Silva Modalidade de Bolsa: UNIBIC Orientador(a): Profa. Dra. Dorotea Frank Kersch NOVOS CONHECIMENTOS PARA A DOCÊNCIA CONTEMPORÂNEA: O USO DE IA NA SALA DE AULA NA VOZ DE PROFESSORAS É natural que, com a velocidade exponencial do avanço das tecnologias, inovações exijam novas posturas de diferentes profissionais em suas áreas. No caso das Inteligências artificiais generativas, professores de alunos hiperconectados precisam se posicionar em relação aos usos de IAs, como o ChatGPT, com senso ético, crítico e prático, entendendo quais os conhecimentos profissionais necessários para a docência na era da inteligência artificial. O objetivo da pesquisa é justamente identificar alguns conhecimentos necessários para a docência contemporânea. Para isso, analisamos relatos de professoras da rede municipal de São Leopoldo, registrados em diários reflexivos produzidos na formação “Multiletramentos na sala de aula II”, realizada em 2023. Para tal, baseamo-nos em estudos de letramento de vertente sociocultural (Kleiman, 1995; 2008), nos multiletramentos (Cazden et al., 2021; Kalantzis; Cope, 202; Kalantzis, Cope, Pinheiro, 2020; Ribeiro 2021) e nos estudos sobre formação de professores (Novoa, 2023; Kersch 2020). Os resultados apontam para a necessidade da construção de um ambiente aberto para a experimentação dessas tecnologias a fim de desenvolver o olhar crítico, a Inteligência emocional frente aos desafios que se colocam à docência, a autoria, o comportamento ético, a capacidade exploratória e o conhecimento para pôr tudo em prática de formas produtivas e significativas, promovendo, assim, a inovação na sala de aula. PALAVRAS-CHAVE: multiletramentos, ChatGPT, IAs, formação.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz