XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

648 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS E CIDADÃS: CAMINHOS PARA PENSAR A INCLUSÃO DE MIGRANTES EM CONTEXTO ESCOLAR Graziela Hoerbe Andrighetti (apresentadora) Viviane Ines Weschenfelder Rodrigo Manoel Dias da Silva Este trabalho apresenta o projeto “A inclusão de migrantes em contexto escolar brasileiro: demandas, atravessamentos e caminhos para pensar uma educação para a cidadania”, seus objetivos e impactos projetados. A ação faz parte de um projeto guarda-chuva, intitulado ‘Proext PG - Cidades e Comunidades Sustentáveis e Cidadã’, alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, da Agenda 2030 da ONU. Na última década, o número de estudantes migrantes e refugiados se multiplicou nas redes públicas de ensino, gerando a necessidade de desenvolver ações e políticas de acolhimento e acompanhamento deste público. Dentre os muitos desafios da migração forçada, percebe-se que a inclusão na escola se constitui como mais um elemento que precisa de atenção por parte de toda a rede de assistência, proteção e educação. Deste modo, tomando como enquadramento temático um olhar sensível para ações de acolhimento e acompanhamento de estudantes migrantes matriculados em escolas regulares da rede municipal de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, apresentamos os fluxos pensados para o projeto, que terá duração de 3 anos. Ao longo deste período, serão conhecidas as demandas e atravessamentos enfrentados por gestores, professores, estudantes migrantes e suas famílias, assim como a construção conjunta de orientadores e caminhos pedagógicos que possibilitem, através da educação, cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Embora o projeto ainda esteja em fase inicial de implementação, compartilharemos resultados preliminares relacionados a evidências e impactos do projeto em práticas pedagógicas na escola, em pesquisas e também em avanços que representem orientadores para pensar políticas educacionais, envolvendo representantes de cada escola da rede municipal de São Leopoldo. O projeto também representa um lócus de desenvolvimento conjunto

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