XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

654 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo MONITORIA ACADÊMICA NA ATIVIDADE ACADÊMICA DE INTERAÇÃO INDIVÍDUO COMUNIDADE: A PRÁTICA DA SAÚDE DA FAMÍLIA II : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Caroline Mattos Fontana (apresentadora) INTRODUÇÃO: As monitorias acadêmicas são atividades de apoio pedagógico que visam desenvolver habilidades técnicas e promover o aperfeiçoamento teórico. Essa modalidade atende às necessidades de formação universitária, envolvendo o graduando na organização e no auxílio das atividades desenvolvidas pelos professores responsáveis, com o intuito de contribuir para a formação dos novos alunos, que estão em um estágio anterior ao do monitor. Além disso, as monitorias também contribuem para a comunidade, alcançando famílias que necessitam de apoio da atenção primária. Objetivos: Relatar a experiência do monitor de um curso de Medicina na atividade acadêmica de Interação Indivíduo-Comunidade: a Prática da Saúde da Família II (IICPSF II). MÉTODO: Relato de experiência sobre a atuação de alunos na monitoria de IICPSF II na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. RESULTADOS: A atuação como monitor acadêmico desempenha um papel importante na difusão de conhecimentos acerca das temáticas propostas em atividades acadêmicas, implicando no estudo e na elaboração de conteúdo para os alunos. Ser monitor de IICPSF II foi uma experiência de grande valia, pois, através dela, foi possível relembrar conteúdos previamente estudados e produzir resumos que ajudaram os alunos nas provas, visitas comunitárias e nos trabalhos a serem aplicados. O diferencial dessa atividade acadêmica é a oportunidade de acompanhar os estudantes na Estratégia Saúde da Família (ESF) Cohab Duque, permitindo o autodesenvolvimento não apenas dos praticantes, mas também do monitor, que passa a perceber melhores estratégias e abordagens com os pacientes, como a formulação de perguntas pertinentes, a identificação dos problemas relatados pelos pacientes e a proposição de intervenções que melhorem a situação vivenciada. CONCLUSÃO: As atividades realizadas na monitoria contribuem significativamente para o aprendizado do aluno que se propõe a passar pelo processo seletivo e participar ativamente da formação acadêmica durante o semes-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz