XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

656 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSIVA: DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO E AÇÕES EDUCATIVAS NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES PAULO FREIRE Gabriela Gattelli Alves Cassiano Pamplona Lisboa Marthina Levenzon Pimentel Daniel de Oliveira Pereira (apresentadora) Os projetos de extensão “Educação Ambiental Popular: diálogo de saberes” e “Educação Ambiental Popular no enfrentamento à situação de calamidade no RS”, ambos desenvolvidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre, têm como pressuposto a noção da educação ambiental como prática social de formação da cidadania. Essa perspectiva possui contribuições importantes para o desenvolvimento de diagnósticos participativos, para a identificação das demandas dos grupos e sujeitos envolvidos e para a promoção do engajamento das comunidades-alvo com as ações educativas. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar um diagnóstico preliminar do Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire que vem sendo desenvolvido no âmbito dos projetos de extensão e que almeja subsidiar o desenvolvimento de oficinas de Educação Ambiental nesta instituição. Para o desenvolvimento desse diagnóstico vem sendo utilizada a metodologia de Pesquisa Participante que se caracteriza pela interação entre o pesquisador e o grupo analisado, para que haja uma profunda compreensão da realidade social desta comunidade. O acompanhamento do cotidiano desta instituição tem sido realizado pelos bolsistas e voluntários do projeto em diferentes turnos e junto a diferentes turmas, por meio de observações e entrevistas semi-estruturadas, sendo o principal instrumento de registro o diário de campo. O CMET é uma escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de nível fundamental, localizada no bairro Santana em Porto Alegre e que funciona nos três turnos. A partir da coleta de dados primários e secundários foi observada a heterogeneidade dos estudantes, tanto no que se refere às suas idades, quanto no que tange às suas condi-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz