XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

660 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo LABORATÓRIO DE DOCÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS - LABDOC/UNISINOS/ CNPQ: QUANDO A PESQUISA (DE)FORMAÇÃO SE ENTRELAÇA COM A EXTENSÃO Eduarda Sebastiany (apresentadora) Eli Fabris Este resumo objetiva apresentar parte de uma pesquisa realizada por Fabris (2021-2024), no projeto intitulado A produção de docências contemporâneas: a experiência coformativa entre professores e futuros professores em tempos de covid-19. O projeto insere-se na trajetória investigativa da pesquisadora e do grupo de pesquisa (GIPEDI/CNPq), priorizando as docências contemporâneas e temas como a constituição de outros modos de ser docente e de exercer a docência no contemporâneo, bem como as metodologias colaborativas e de intervenção de pesquisa. Como espaço empírico e extensionista, implementou-se o Laboratório de Docências Contemporâneas (LABDOC), que oportunizou momentos de (de)formação com professores pesquisadores das escolas, gestores e pesquisadores da Universidade. Nesses encontros, os professores pesquisadores e gestores, junto com os pesquisadores da Universidade, envolveram-se em experimentos sobre suas docências, onde, com variadas ferramentas como crítica radical, artesania, (de)formação, acolhimento, cuidado de si, entre outros, foram consolidando modos de ser docente e suas docências de maneira autoral e criativa. O trabalho desenvolvido impactou não apenas os 42 participantes do LABDOC, mas todas as escolas do município, devido à participação de gestores da Secretaria de Educação, que se tornaram multiplicadores da experiência vivenciada. Esses gestores poderão fomentar o desenvolvimento de políticas públicas no âmbito municipal que favoreçam uma cultura de cooperação docente em prol da promoção das aprendizagens dos estudantes. O LABDOC mostrou que uma outra lógica de formação é necessária para romper com a cultura formativa, tanto da formação quanto dos resultados das formações no entendimento do planejamento, avaliação e docências dentro das escolas. Os resultados e produções a partir da pesquisa mostram que, em formações, circula com frequência a repetição de “práticas” indicadas em manuais,

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz