664 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO FARMACÊUTICO MEDIADO POR TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES (TIC) PARA GESTANTES E PUÉRPERAS USUÁRIAS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) DE SÃO LEOPOLDO, RS: DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO NO UNITELECUIDADO Francieli Taís Roesler (apresentadora) Vitória Hana Müller Mottin A gestação e o puerpério são períodos de importantes mudanças físicas e emocionais que envolvem dimensões subjetivas e sociais. A pessoa que gesta necessita de cuidados pré-natais durante a gestação, assistência especializada durante o parto e apoio nas primeiras semanas do puerpério. Além disso, destaca-se a elevada demanda pelo uso de medicamentos nesses períodos, bem como a necessidade de orientações sobre seu uso seguro. Contudo, ainda que a atenção humanizada na gestação e no puerpério seja garantida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), questões relacionadas à vulnerabilidade e dificuldades de acesso podem comprometer o atendimento prestado. Dessa forma, o presente trabalho busca, por meio da elaboração de um instrumento estruturado para assistência farmacêutica de forma remota para gestantes e puérperas, auxiliar na implementação da telefarmácia, isto é, o fornecimento de serviços de farmácia clínica mediados por Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), como uma medida de ampliação do cuidado. O estudo contemplou todas as pessoas gestantes cadastradas no sistema G-Mus (sistema de gestão de saúde) e usuárias do SUS do município de São Leopoldo, RS. A pesquisa foi realizada no Unitelecuidado (CEP: 5.817.099), projeto extensionista da Unisinos em parceria com a Secretaria de Saúde de São Leopoldo que conta com alunos e professores da Escola de Saúde da Unisinos e fornece atendimento especializado em cinco áreas (farmácia, enfermagem, nutrição, fisioterapia e medicina). O instrumento foi elaborado em formato de questionário semiestruturado na plataforma Google Forms, abordando o acolhimento, a identificação de queixas e a elaboração de um plano de cuidados. Em um segundo
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