XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

674 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo SABERES INDÍGENAS: CULINÁRIA Johanna Ermacovitch Coelho (apresentadora) Cledinei Clovis de Melo Cavalheiro Jorge Luiz Teixeira da Silva Gisele Alves de Lima Cristiano Rafael Silveira Viviane Ines Weschenfelder Na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em 1994, foi decidido que o dia 09 de agosto passaria a ser o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Para celebrar essa data, o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (NEABI/Unisinos) convidou lideranças indígenas da Aldeia Kaingang Por Fi Gã para a 2ª Edição da ação extensionista: Saberes Indígenas - Culinária. O objetivo da ação foi potencializar o conhecimento cultural acerca da temática indígena aos estudantes das licenciaturas da Unisinos. Como metodologia, utilizamos um dos princípios da extensão universitária, que compreende as universidades como espaços socializadores pelo princípio do diálogo. Assim, iniciou-se diálogos de construção colaborativa e coletiva da ação, com lideranças indígenas e com professores das atividades de ensino, sob a dimensão acadêmica do NEABI. As lideranças indígenas indicaram o que seria oferecido aos alunos como degustação da culinária indígena, e os integrantes do NEABI organizaram as questões logísticas: reserva do auditório do curso de gastronomia, convite à turma de Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Básica, compra dos itens necessários e logística de transporte dos indígenas. Como resultados, na atividade realizada no dia 26 de agosto de 2024, as lideranças indígenas conversaram com os alunos sobre a importância de valorizarmos as culturas dos povos originários e toda a sabedoria que as acompanham. Os alunos participantes interagiram realizando perguntas às lideranças indígenas, promovendo a reflexão e a produção de conhecimento na interação entre a universidade e a comunidade indígena. Foram impactadas diretamente 42 pessoas (indígenas, docentes e discentes) e, indiretamente, cerca de 20 (contabilizando as pessoas da aldeia que trabalharam em colaboração e foram impactadas pela venda dos artesanatos e afins). Após a con-

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