XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

680 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo CIÊNCIA EM AÇÃO – DESMASCARANDO FAKE NEWS: PROPOSTA DE ATIVIDADE EXTENSIONISTA Amanda Pasqualotto (apresentadora) Mellanie Fontes Dutra da Silva Juliana Scherer INTRODUÇÃO: As fake news têm um impacto profundamente negativo na saúde e na sociedade. A desinformação pode levar ao uso inadequado de tratamentos e ao aumento da desconfiança em relação a vacinas e medicações, prejudicando a saúde pública. Além disso, a propagação de informações falsas gera pânico, confusão e pode influenciar comportamentos perigosos, colocando vidas em risco. No contexto social, essas enfraquecem a confiança nas instituições científicas, dificultando a promoção de políticas públicas eficazes. Diante desse cenário, torna-se essencial educar a população e capacitar futuros profissionais da saúde para identificar e combater a desinformação. OBJETIVO: A atividade de extensão “Ciência em Ação: Desmascarando Fake News”, inserida na atividade acadêmica de Seminários Integrados em Ciências Biomédicas, visa desenvolver a capacidade crítica dos alunos dos cursos de Biomedicina e Engenharia Biomédica para identificar e combater fake news relacionadas à saúde. Além disso, busca promover o conhecimento científico na comunidade, fortalecendo a responsabilidade social dos futuros profissionais de saúde. METODOLOGIA: Ao longo do semestre de 2024/2, os alunos participarão de atividades práticas em sala de aula e extraclasse, realizando três entregas parciais conforme as etapas estabelecidas. As atividades incluem a pesquisa e análise de notícias falsas sobre saúde, a aplicação do método científico para embasar argumentos, e a criação de conteúdos digitais voltados para a conscientização pública. Os alunos serão incentivados a interagir com a comunidade, aplicando questionários com perguntas relacionadas à saúde e fake news. Em uma segunda etapa, será realizada a comparação das respostas obtidas com as fake news, utilizando o método científico para embasar a análise. Na terceira etapa, os alunos criarão conteúdos digitais (canal no YouTube) e folders informativos, que serão levados à comunidade. As competências desenvolvidas durante o pro-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz