XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

689 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo UM OLHAR METODOLÓGICO PARA AS AULAS DE PLAC FRENTE A DEMANDAS HUMANITÁRIAS DE MIGRANTES DE CRISE Camila Philipiak Teixeira (apresentadora) Fernanda Govea Tainá Martins de Barros Maurício Gonçalves Graziela Hoerbe Andrighetti Baseadas em uma perspectiva de uso da língua como interação social (CLARK, 2000), as aulas de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) realizadas na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) emergem como um lócus de ações extensionistas relevante diante das demandas humanitárias crescentes, especialmente no contexto de migrações de crise. Este trabalho busca analisar metodologias de ensino desenvolvidas para as aulas de PLAc que, centradas na promoção de aprendizagens significativas para migrantes, (pós)graduandos e demais colaboradores da Universidade e para a sociedade em geral, para além de demandas linguísticas dos migrantes. O estudo tem como objetivo principal investigar como se estruturam as aulas de PLAc da Unisinos e de forma contribuem para a resolução de problemas enfrentados por essa população em situação de vulnerabilidade, atuando como espaços de aprendizagem interculturais, de cidadania e formação tanto para estudantes migrantes quanto para estudantes de (pós)graduação. Para alcançar esse objetivo, analisamos algumas abordagens pedagógicas realizadas no decorrer das aulas e realizamos entrevistas com os professores bolsistas e voluntários e alunos migrantes envolvidos a fim de diagnosticar se essas práticas fomentam um ambiente de ensino-aprendizagem acolhedor, colaborativo, significativo e de integração social. Os resultados indicam que as aulas de PLAc, quando orientadas por metodologias ativas e uso situado de linguagem, centradas nos estudantes migrantes e em práticas sociais pelas quais circulam, funcionam como um potente espaço de aprendizagens significativas, desenvolvimento de competências interculturais, promoção de engajamento social, acesso a redes de apoio e à cidade. A análise dos dados revela também a importância de aulas de PLAc como uma prática extensionista interdisciplinar,

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