693 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM EXTENSÃO ACADÊMICA Marieli Drachler (apresentadora) A experiência de extensão acadêmica foi desenvolvida no Programa de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS) no contexto de Avaliação Psicológica, oferecida pelo serviço-escola à comunidade do município de São Leopoldo. O objetivo da ação é proporcionar uma experiência prática em Avaliação Psicológica a estagiários e acadêmicos de psicologia, atendendo à demanda de famílias de baixa renda no contexto de saúde local. O projeto visou promover a experiência prática no desenvolvimento de um psicodiagnóstico completo, incluindo análise de casos, planejamento da avaliação (instrumentos e técnicas), levantamento de hipóteses diagnósticas, realização de anamnese, observação, aplicação de testes psicológicos, elaboração de laudos, reflexão sobre indicações terapêuticas e devolutivas, além de ressaltar a importância da avaliação psicológica. Durante o projeto, atendemos um menino de 9 anos, encaminhado para avaliação psicológica com a hipótese de TDAH e Transtorno Específico de Aprendizagem (dislexia), em decorrência de suas dificuldades escolares em leitura e escrita, além de problemas de organização. O encaminhamento foi feito por uma psicopedagoga que o acompanhou. A avaliação foi realizada nas dependências do PAAS, composta por sete encontros. O paciente compareceu pontualmente, demonstrando engajamento nas atividades e interesse pelo espaço de escuta. Contudo, durante a aplicação dos testes, apresentou dificuldades de compreensão, necessitando de reforço nas instruções, e mostrou sintomas significativos de ansiedade, especialmente em relação ao seu desempenho. O planejamento da avaliação teve como objetivo compreender questões relacionadas à aprendizagem, atenção, concentração e funções executivas. Para isso, utilizamos as seguintes técnicas e instrumentos: Anamnese com os responsáveis; Hora do Jogo; Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI); Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA); Teste de Desempenho Escolar (TDE); Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC); MTA SNAP – IV: Escala de Avaliação para Pais e Professores; e Escala de Transtornos Relacionados à Ansiedade Infantil (SCARED).
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz