728 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo REGENERAR CULTURA E NATUREZA: O PÁTIO ESCOLAR COMO PRÁTICA EXTENSIONISTA DE CIDADES EDUCADORAS E SUSTENTÁVEIS: ESTRATÉGIAS Patrícia de Freitas Nerbas (apresentadora) A atividade acadêmica de Desenho Urbano, uma disciplina optativa que propõe observar, analisar e interpretar os espaços livres das cidades e seus elementos estruturadores como ferramenta essencial no processo de conceituação e desenvolvimento de projetos para a paisagem sustentável das cidades. A partir dessa abordagem, o foco é a proposição de soluções socioambientais de desenho urbano voltadas para a construção e (re)qualificação de espaços nas diferentes escalas das cidades, com a intenção de criar estratégias de sustentabilidade e regeneração das cidades. O objetivo central é criar estratégias de design regenerativo para o pátio escolar, integrando natureza e cultura, com a implementação de soluções de baixo custo econômico, a fim de promover a educação para a sustentabilidade social, ambiental e econômica e a regeneração socioambiental. A regeneração cultural e ambiental se dá por meio do desenvolvimento de mobiliários urbanos inovadores, capazes de revitalizar e ressignificar os espaços livres. A metodologia aplicada no desenvolvimento dos projetos é pautada no estudo de caso, onde os alunos analisaram contextos reais de pátios escolares, e no design thinking, que proporciona um processo colaborativo e criativo de resolução de problemas. A combinação dessas metodologias permite que os estudantes explorem as múltiplas camadas dos espaços livres e identifiquem oportunidades de intervenção que alinhem funcionalidade, estética e sustentabilidade. A elaboração dos projetos buscou a regeneração simultânea da natureza e da cultura local, considerando os valores e necessidades da comunidade escolar em um contexto de escassez de recursos. Os resultados esperados incluem a qualificação dos espaços públicos escolares, a promoção de interações sociais e o fomento à conscientização ambiental, criando ambientes mais saudáveis e inclusivos. Assim, o desenvolvimento dessas propostas visa fortalecer o papel do desenho urbano na criação de cidades educadoras e mais sustentáveis, ao mesmo tempo em que educa os futuros arquitetos e urbanistas para um pensamento crítico e criativo voltado à regeneração urbana.
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