731 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo A COZINHA EM EXTENSÃO: COMIDA E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE Rafaely da Silva Reggiori (apresentadora) As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024 causaram danos significativos, afetando milhares de pessoas e demandando uma resposta ágil de autoridades e da sociedade civil. Este relato aborda minha experiência como estudante de gastronomia durante tal período, destacando a importância da participação acadêmica em ações de mitigação dos desastres. Cozinhei em abrigos, como o da Unisinos, onde percebi a aplicação prática do conceito de extensão proposto pela Política Nacional de Extensão Universitária – PROEX: “A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade”. A metodologia utilizada é de natureza sistêmico- -construtivista, pois considera a realidade como uma construção do observador. A análise baseia-se em observações pessoais e experiências vividas, levando em conta as peculiaridades envolvidas sobre as próprias condições na produção de sentido, bem como as possibilidades de compreensão das múltiplas dinâmicas comunicativas. Trata-se de uma estratégia autopoiética de reflexão em ambientes complexos, como os que englobam os desastres climáticos (Rocha, 2003, p. 100). O objetivo deste relato é evidenciar como, em meio às complexidades e adversidades, a gastronomia se torna um agente de resiliência, educação e inclusão. Os pensamentos conclusivos ressaltam que, em situações emergenciais, a gastronomia não apenas alimenta, mas também promove senso de comunidade e solidariedade, contribuindo para a recuperação e a reconstrução social. A experiência adquirida em situações adversas reforça a necessidade de integrar a formação acadêmica com práticas sociais, enfatizando a relevância do papel do estudante de gastronomia como agente de mudança. Este relato, portanto, convida à reflexão sobre o papel das instituições de ensino e dos profissionais da gastronomia em cenários de crise, destacando a urgência de uma abordagem que una teoria e prática em benefício da sociedade. Em um mundo onde precisamos a cada dia
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