XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

787 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA E GERAÇÃO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS DAS EMPRESAS DO SETOR FARMACÊUTICO DO RIO GRANDE DO SUL Kátia Fernanda Isse Prof. Dr. Carlo Franzato Profa. Dra. Debora Barauna Este artigo é uma síntese da investigação em empresas que interagem com universidades a fim de a averiguar os fatores que influenciam a geração de inovação tecnológica nas Interações Universidade Empresa (IUE) no setor farmacêutico de saúde humana. Com vistas a explorar as questões relativas à IUE e à geração de inovação tecnológica pelas firmas, optou-se por um estudo qualitativo a partir da realização de entrevistas em profundidade em três empresas. Quando compete o conceito de desenvolvimento de conhecimentos, invenções e inovações, a IUE, passa pelo debate do Sistema Nacional de Inovação (SNI). A definição de SNI foi ampliada e aprimorada, Freeman (1995), que definiu o SNI como um conjunto de instituições, atores e relações em um país que contribuem para a criação, avanço e difusão das inovações tecnológicas. Nelson e Winter (2005), considera o SNI como sendo um conjunto de instituições que através de suas interações indicam o desempenho inovador das firmas e que acabam por influenciar o surgimento de um “espírito” inovador nos demais agentes econômicos. Apesar de serem especificas a cada país e dependerem da infraestrutura nacional de ciência e tecnologia as discussões sobre a IUE têm se disseminado em todas as partes do mundo, e estão em constante evolução desde o surgimento do tema. Fischmann e Cunha (2003) ressaltam que as empresas buscam novas alternativas de competitividade para garantir sua permanência no mercado, desta forma em um mercado, marcado pela competitividade, a inovação é vista como uma forma de superar a concorrência e alcançar vantagens competitivas. Assim os gestores perceberam o fato de que o processo de inovação pode ser alavancado, também, através de parcerias com outros atores. Neste contexto,

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz